Descrição enviada pela equipe de projeto. Para concretizar o projeto, uma casa para descanso, o casal de clientes encontrou o local ideal em uma área remota, onde o protagonista não seria a construção, mas a própria paisagem. Com essa premissa, 90% do projeto já havia sido resolvido, faltando apenas pensar na arquitetura da casa.
Com vista de 360° para a serra, a implantação da casa não foi uma tarefa difícil. Um dos critérios determinantes era interferir o mínimo possível nas condições naturais do terreno, evitando a retirada de árvores ou movimentos de solo muito invasivos; outro ponto crucial foi não obstruir a vista desde os pontos mais elevados, motivo pelo qual a casa foi implantada sobre uma topografia acidentada. Com isso, o volume passa quase desapercebido ao acessar o terreno, manifestando-se apenas alguns metros antes de chegar no mesmo.
Os tons de verde - causados pelos horários, estações, climas - permitem que as vistas efêmeras outorguem diariamente diferentes paisagens.
A materialidade surgiu com base na logística que seria necessária para chegar ao local, a solução foi criar um sistema pré-fabricado de estruturas metálicas, o que permitiu que o transporte das peças fosse feito em partes, já que o local é de difícil acesso. Após a chegada de todas as peças, o processo de montagem da estrutura durou 7 dias, com fabricação prévia de 60 dias em uma oficina localizada a 200 km da construção. A casa está assentada sobre 3 planos de concreto - única parte da obra feita in loco - que a elevam, interferindo o menos possível na natureza do terreno.
A resolução estrutural acaba por definir a estética da casa, as aberturas estruturais tornam-se as janelas sendo simplesmente fechadas com vidro onde cada metro quadrado permite vivenciar a magnífica vista envolvente, possibilitando a harmonia desejada.